sexta-feira, 25 de junho de 2010

Operação de Grande Impacto (OGI) SEF24

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras realizou ontem, 23 de Junho de 2010, das 00h00 às 24h00, a OGI “SEF24”, durante a qual se efectuaram diversas acções que, na prática, resultaram na concretização de situações de controlo de fronteira, de fiscalização e de investigação em todos os distritos do país, em várias localidades do continente e ilhas.
As acções foram levadas a cabo na prossecução do objectivo de reforço da segurança nacional através da melhoria do controlo e segurança nas fronteiras, e de melhoria da prevenção e combate ao auxílio à imigração ilegal, à exploração de trabalho ilegal e tráfico de seres humanos.
No total, foram desenvolvidas 221 acções, entre as quais 38 acções de fiscalização, 178 acções nas fronteiras e 5 acções nos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira. Nas fronteiras aéreas foram controlados 37 voos Schengen e 21 voos extra-Schengen, e, nas fronteiras marítimas, foram controladas 106 embarcações.
No âmbito das missões operacionais foram identificados 6.475 cidadãos, dos quais 1.108 de nacionalidade estrangeira. Foram detidos 17 cidadãos estrangeiros por permanência irregular em território nacional, tendo sido ainda realizadas outras duas detenções por posse de estupefacientes (drogas sintéticas, haxixe e cocaína) e uma outra por posse de arma ilegal.
No total, foram notificados 23 cidadãos estrangeiros para abandono voluntário de território nacional e notificados outros 18 para comparência no SEF e verificação da situação documental.
Na sequência das irregularidades detectadas, foram instaurados 77 processos de contra-ordenação. Deste total de processos, 31 foram instaurados a entidades empregadoras, por emprego de mão-de-obra ilegal, cujo montante das coimas ascende a 120 mil euros.
No período em referência, o SEF realizou, de forma autónoma ou em cooperação com outras entidades, incluindo congéneres espanholas: Guarda Nacional Republicana, Cuerpo Nacional de Policia, Direcção Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo, Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica e Autoridade para as Condições do Trabalho, acções que envolveram um total de cerca de 400 efectivos
.

--

A operação teve ampla cobertura da Comunicação Social. Ver as reportagens:
- Jornal de Notícias aqui.
- Público aqui.
- Sol aqui.
- RTP aqui.
- DN aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário